sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Por Que eu Vou de Claudete em 2012?

A Militância Virtual é feita de pessoas, então apresentamos a fala de uma militante, afinal o Porquê da nossa Opção é parte desse projeto.
                                                                  Por: Mariana Sampaio

               O objetivo desse texto é esclarecer e assumir minha opção pela candidata Claudete Alves nessas eleições.

               Bem, conheci a Claudete indiretamente em 2006 quando assumi meu cargo de Professora de Desenvolvimento Infantil na cidade de São Paulo e conversando com as colegas de trabalho tomei ciência da luta que elas travaram para terem o direito de continuarem realizando seu trabalho, mas recebendo de acordo com o que faziam.

               A transformação dos cargos das antigas Agente de Desenvolvimento Infantil em professoras (mudança de título, pois a prática mudou pouco) foi algo que considero grandioso. Fiquei muito orgulhosa de estar num cargo com uma luta política tão rica desempenhada por mulheres e homens que lutaram com coragem pelo que queriam.

               Depois disso e das seguidas histórias sobre as outras batalhas travas por elas. Batalhas que foram além das demandas do funcionalismo... O caso do jovem Donizete (preso injustamente e que sofreu muito com o racismo de uma “justiça” preconceituosa), as militâncias em favor da comunidade negra e da mulher, etc.

               Daí eu me olhei: mulher, descendente dos negros escravizados no Brasil e educadora da Educação Infantil... Não podia estar em outro grupo senão no que me representa. Eu já era parte, pois usufruía dos benefícios já conquistados.
Iniciei como representante sindical em 2008 e participando das reuniões pude enxergar uma pessoa que não fazia palco político em cima de seus colegas do sindicato. Enxerguei uma mulher que dizia a verdade independentemente do que isso lhe acarretava. Vi a Claudete ser desacreditada por alguns e nem assim, deixar de dizer a verdade.

               Os últimos anos pros funcionários públicos da Educação em geral tem sido penosos... Além de não recebermos o devido respeito, adequado à dimensão do nosso trabalho, achataram nosso plano de carreira, tornaram as evoluções funcionais de difícil acesso, desqualificaram as ações de Ensinar – Aprender quantificando resultados, transformaram planejar em alcançar metas multiplicando a doutrina da meritocracia dentro das escolas, etc.              

              Diante desse quadro e da possibilidade de eleger UMA vereadora de caráter dignidade e que não tem medo das adversidades eu, Mariana, Vou de Claudete!!!

2 comentários:

Colabore com essa postagem...