sábado, 25 de agosto de 2012

História dessa Nossa Guerreira!


 Claudete Alves, uma guerreira.
 Pedagoga, Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP, professora de Educação Infantil e universitária, nas áreas de Pedagogia e Ciências Sociais.
Participa desde a sua adolescência em vários movimentos sociais. É filiada ao PT (Partido dos trabalhadores),desde sua fundação.Participa da construção da CUT (Central Unica dos Trabalhadores).Tem dedicado sua militância nas lutas pela Educação Infantil,Genero e Movimento Negro.
Funcionária Pública Municipal do setor de Educação Infantil, sua militância nessa área a levou  ingressar na direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo, entidade que presidiu por dois mandatos.
Graças a sua experiência e  atuação no movimento sindical, articulou a criação do Instituto Todos a Bordo, organização não governamental que busca combater as discriminações. 
Em fevereiro de 2003, assumiu o Legislativo Municipal como vereadora, tendo como principais áreas de atuação o combate à discriminação racial, defesa dos direitos da mulher, criança e adolescentes e a luta pela oferta de um serviço público de qualidade, com ênfase na Educação Infantil e Saúde.
 Autora da Lei 13.707/04, que instituiu o 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – como feriado na cidade de São Paulo.
 Proponente, junto ao Ministério Público Federal de uma Representação através da qual requereu o ajuizamento de uma Ação Civil Pública contra o Estado Brasileiro, pleiteando indenização pelos danos causados a todos os Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil, que residam no município de São Paulo.
Atualmente Claudete Alves preside o Sedin – Sindicato dos Trabalhadores (as) em Estabelecimentos de Educação Infantil do Município de São Paulo, assessora parlamentar e suplente de vereador pelo PT/gestão 2009 a 2012.

                                                     Original do site http://www.claudetealves.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com essa postagem...